Porque amamentar às vezes é tão difícil?
- valeamamentarconta
- 30 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Desde que existe humanidade existe amamentação, pois somos mamíferos. Mas por que nos tempos atuais a amamentação pode ser tão desafiadora?
A resposta é simples: diferente dos demais mamíferos, somos atravessados pela cultura, política, religião, Facebook, Instagram, conselhos, palpites e tudo mais o que você imaginar.
Antigamente, na maior parte das civilizações, a vivência da amamentação acontecia com naturalidade nas famílias, e isso era passado de geração para geração nas comunidades. Uma das coisas que mudou essa prática foi o surgimento das fórmulas infantis.
No final do século 19, devido a altas taxas de mortalidade materna e consequente aumento da mortalidade infantil, teve início a tentativa de elaborar fórmulas que pudessem substituir o leite materno, obtidas pela modificação do leite de vaca.
Embora o intuito da criação da fórmula tenha sido alimentar crianças órfãs, a indústria se aproveitou da novidade e promoveu uma publicidade sem escrúpulos de que a fórmula era a melhor coisa do mundo, o que culminou em um pico de vendas. Houve uma redução drástica do índice de aleitamento materno e, como consequência, o aumento da desnutrição e da mortalidade infantil. O propósito inicial de diminuir a mortalidade infantil foi completamente esquecido, e substituído pelo lucro da indústria.
A fim de reverter essa situação, na década de 80, começaram a ser estudadas políticas públicas de proteção ao aleitamento materno. Também nessa época, para manter seu espaço no mercado, a indústria começou a investir em fórmulas para prematuros, alérgicos e na complementação dos bebês a termo como garantia do ganho de peso. Mães e profissionais da saúde foram totalmente envolvidos com a ideia de que a fórmula era melhor, mais confortável, prática, rápida, “segura”, etc. Infelizmente, agora são tais crenças que são passadas de geração para geração e persistem até os dias atuais.
Por isso hoje é imprescindível que as famílias busquem informações atualizadas e de qualidade por meio de leituras, cursos para gestantes e profissionais especializados e atualizados com relação à amamentação, de tal forma que se sintam confiantes para superar os desafios iniciais da amamentação sem recorrem à fórmula como única e melhor "solução" para dificuldades relacionadas à amamentação.
Comentários